Panorama da SES-AM detalha mortalidade materno-infantil da população negra no Amazonas e busca aprimorar políticas de saúde
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), através da FVS-RCP, realizou um webinar para aprofundar a análise epidemiológica da mortalidade materno-infantil focando na disparidade racial. O encontro visa subsidiar políticas públicas para reduzir as desigualdades de acesso e cuidado para a população negra no estado.
Tucupi

Destaque
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por intermédio da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), promoveu um webinar focado no Panorama Epidemiológico da Mortalidade Materno-Infantil sob a ótica da raça/cor. O evento online reuniu atores cruciais do Ministério da Saúde, Fiocruz Amazônia e coordenações municipais para discutir as desigualdades raciais no acesso e cuidado à saúde materna e infantil no Amazonas.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da informação qualificada para guiar políticas públicas, mencionando um boletim anterior que já evidenciava disparidades na população negra. A assessora Leíse Gomes Fernandes enfatizou que o objetivo é sensibilizar gestores e profissionais para reforçar a vigilância, a qualidade da assistência e a equidade racial nos serviços.
Nádia Sobral, presidente do Comitê Estadual de Prevenção dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal (CEPOMIF), ressaltou a relevância do panorama para mensurar dados estratégicos e enfrentar as altas taxas de mortalidade materna que impactam mulheres negras. O encontro serviu para apresentar evidências e orientar ações voltadas à redução dessas desigualdades no estado, fortalecendo o diálogo interinstitucional sobre o tema. (Fonte: https://emtempo.com.br/440409/amazonas/panorama-mostra-mortalidade-materno-infantil-da-populacao-negra-no-am/)
Comentários
Deixe seu comentário
Carregando comentários...
