Artistas de Parintins Homenageiam Folclorista Tonzinho Saunier com Pintura Digital
Artistas de Parintins, no Amazonas, criaram 16 pinturas digitais em homenagem ao folclorista Tonzinho Saunier, utilizando um projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc. As obras, que reinterpretam a literatura do autor com estética contemporânea, destacam elementos do folclore amazônico e da vida cabocla.
Tucupi

Destaque
Em uma fusão de tradição e tecnologia, um grupo de artistas de Parintins, Amazonas, lançou um projeto inovador para homenagear o renomado folclorista Antônio Pacífico Siqueira Saunier, conhecido como Tonzinho Saunier. O projeto, denominado “Tonzinho Saunier: intervenção visual com Pintura digital”, foi aprovado pela Lei Aldir Blanc e visa celebrar a obra literária do autor por meio de 16 pinturas digitais.
Sob a assinatura do artista Glaedson Azevedo, e com a colaboração de Devan Souza, Ananda Cid, Laryssa Ferreira e Diogo Trindade, sob direção artística de Irian Butel, as obras buscam traduzir a riqueza do folclore amazonense em uma linguagem visual contemporânea. As peças exploram temas centrais da Amazônia, como as guerreiras Amazonas e o cotidiano do caboclo parintinense, extraídos da vasta produção literária de Tonzinho Saunier, autor de mais de 300 crônicas e contos.
Esta iniciativa cultural não só reafirma a importância de Tonzinho Saunier — que dá nome à Biblioteca Municipal de Parintins — como também promove um diálogo entre a memória cultural da região e as novas formas de criação artística digital. As obras serão expostas em Parintins, somando-se ao cenário cultural local, conforme noticiado por Edilene Mafra.
Comentários
Deixe seu comentário
Carregando comentários...
