Mostra na Galeria do Largo transforma gastronomia em expressão de identidade e memória amazônica
A Galeria do Largo, em Manaus, sediou a 2ª edição da mostra 'Mesa Contemporânea Amazonense – Festas', um evento que elevou a gastronomia local a uma expressão artística e cultural. O projeto, apoiado pelo Governo do Amazonas e Secretaria de Cultura, reuniu cinco estabelecimentos gastronômicos para apresentar a identidade e as memórias da culinária amazônica através de pratos e experiências sensoriais.
Tucupi

Destaque
Manaus recebeu a segunda edição da mostra 'Mesa Contemporânea Amazonense – Festas' na Galeria do Largo, no Centro da cidade, na última sexta-feira (12/12). O evento, que transforma a gastronomia em uma linguagem artística e cultural, contou com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e foi realizado pela Associação Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).
Sob a direção artística de Cristóvão Coutinho e Adroaldo Pereira, a iniciativa promoveu uma imersão sensorial, conectando sabores, identidades e memórias amazônicas. Cinco estabelecimentos de Manaus participaram da exposição, apresentando suas visões da culinária regional: Angatu Café, Engenheiros do Café, Farrapo Cozinha, Lukluth’s Delícias Regionais e o Restaurante Terezinha. Além de fotografias e vídeos, o público pôde degustar pratos que celebram ingredientes regionais.
Cristóvão Coutinho destacou que o projeto visa unir arte e comida, valorizando espaços que utilizam ingredientes amazônicos, seja em propostas nativas ou gourmetizadas. O gerente do Angatu Café, Emanoel Fernandes, celebrou a oportunidade de apresentar iguarias como tucumã e pirarucu, enquanto o chef Rafael Verdugo, do Farrapo Cozinha, ressaltou a importância da mostra para reconhecer restaurantes que dialogam com as tradições locais sob uma estética contemporânea.
Comentários
Deixe seu comentário
Carregando comentários...
