Pagamento do Auxílio Gás para NIS final 7 ocorre nesta quinta, enquanto programa 'Gás do Povo' avança
Beneficiários do Auxílio Gás com NIS final 7 recebem o benefício de R$ 110 nesta quinta-feira, seguindo o calendário do Bolsa Família. O programa, que visa 4,4 milhões de famílias em dezembro, deve ser substituído gradualmente pelo 'Gás do Povo', que mudará a modalidade de pagamento para retirada direta do botijão em revendedoras credenciadas.
Tucupi

Destaque
Nesta quinta-feira, 18 de dezembro, os brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 7 estão programados para receber o pagamento do Auxílio Gás referente ao mês. O valor a ser creditado é de R$ 110, conforme estabelecido para o benefício que visa auxiliar famílias de baixa renda na aquisição do botijão de gás de cozinha de 13 kg. A distribuição segue rigorosamente o calendário definido pelo programa Bolsa Família, garantindo previsibilidade para os beneficiários, embora os pagamentos do calendário atual se estendam até o dia 23 de dezembro para aqueles com NIS final 0. É importante notar que a manutenção do valor integral, equivalente a 100% do preço médio do botijão, foi assegurada após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição no final de 2022, com previsão de continuidade do programa até o final de 2026, beneficiando aproximadamente 4,4 milhões de famílias somente neste ciclo de pagamento de dezembro.
Para ter acesso ao Auxílio Gás, a regra fundamental estabelece que o beneficiário deve estar obrigatoriamente incluído no CadÚnico e possuir ao menos um membro da família que seja recebedor do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A legislação prioriza a concessão do auxílio a mulheres chefes de família, com atenção especial às vítimas de violência doméstica, reconhecendo a vulnerabilidade social específica desses grupos. Embora o Auxílio Gás continue a ser distribuído em sua modalidade atual, o cenário programático está em transição, uma vez que o governo federal implementou, em setembro passado, o programa 'Gás do Povo'. Esta nova iniciativa está estruturada para gradualmente suceder o Auxílio Gás, trazendo uma mudança significativa na forma como o auxílio é entregue aos contemplados.
De acordo com as informações veiculadas originalmente pelo Jornal de Brasília (https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/brasil/beneficiarios-com-nis-final-7-recebem-auxilio-gas-nesta-quinta/), a principal alteração trazida pelo 'Gás do Povo' reside na substituição do crédito em dinheiro pela entrega física do produto. As famílias beneficiadas deverão retirar a recarga do botijão de gás diretamente em revendedoras que estejam credenciadas pelo programa. A expectativa do governo é que esta nova estrutura amplie substancialmente o alcance da política pública, com a meta de triplicar o número de famílias atendidas, visando alcançar cerca de 15 milhões de lares. Os primeiros testes e a distribuição inicial do 'Gás do Povo' começaram no final de novembro, abrangendo dez capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Recife e Belo Horizonte, sinalizando a rápida implementação da nova metodologia de assistência social.
Comentários
Deixe seu comentário
Carregando comentários...
