Mulheres refugiadas e migrantes realizam feiras de artes e gastronomia no MUSA e Parque do Idoso neste sábado em Manaus
Duas feiras de economia criativa serão realizadas em Manaus neste sábado (20/12/2025), promovidas por mulheres refugiadas e migrantes. A primeira, 'Tida Warao', ocorrerá no MUSA e contará com artesanato indígena Warao. A segunda, 'Somos Mais', será no Parque Municipal do Idoso, focada em mulheres com 50 anos ou mais, oferecendo gastronomia e cultura.
Tucupi

Destaque
Neste sábado, 20 de dezembro, a capital amazonense, Manaus, será palco de duas importantes feiras de economia criativa, organizadas por mulheres que são refugiadas e migrantes e que participam de projetos de fortalecimento do empreendedorismo local. Estes eventos, abertos gratuitamente ao público, têm como foco a apresentação e comercialização de produtos de artesanato, vestuário diversificado e gastronomia típica, servindo como um potente vetor de integração cultural na metrópole. As iniciativas ressaltam o papel crucial destas comunidades na diversificação da oferta cultural e econômica da cidade, valorizando saberes tradicionais trazidos em seus processos migratórios e de refúgio, o que é um reflexo do cotidiano urbano cada vez mais plural de Manaus.
A programação se inicia no período da manhã com a “Feira de Empreendedorismo Tida Warao”, marcada para ocorrer das 9h às 15h, nas dependências do Museu da Amazônia (MUSA), localizado na Avenida Margarita, no bairro Cidade de Deus. Este evento específico reunirá cerca de 20 mulheres indígenas pertencentes ao povo Warao, originárias da Venezuela, que exibirão peças que carregam a identidade visual e a técnica de sua cultura ancestral. Os visitantes poderão adquirir vestuário artesanal e outros objetos típicos, proporcionando um contato direto com a riqueza cultural trazida por esta população à cidade.
Na parte da tarde e noite, o foco se desloca para o Parque Municipal do Idoso, situado na Rua Rio Mar, no bairro Nossa Senhora das Graças, onde acontecerá a “Feira de Empreendedorismo Somos Mais”, das 17h às 20h. Esta feira é dedicada especificamente a mulheres migrantes e refugiadas com 50 anos ou mais, oferecendo não apenas artesanato, mas também um saboroso cardápio que mescla a gastronomia venezuelana e brasileira, complementado por apresentações culturais vibrantes. Ambas as feiras contam com o apoio logístico e estratégico da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), sublinhando o compromisso das instituições em fomentar a autonomia econômica feminina e a plena inclusão social destas moradoras de Manaus. (Fonte: Portal do Holanda, https://www.portaldoholanda.com.br/agenda-cultural/mulheres-refugiadas-e-migrantes-realizam-feiras-de-artes-no-musa-neste-sabado)
Comentários
Deixe seu comentário
Carregando comentários...
