Escola de Capoeira Luta de Libertação Promove Encerramento de Ciclo Formativo Financiado pela PNAB no CCPA
A Escola de Capoeira Luta de Libertação realizará o evento de encerramento de seu ciclo anual de oficinas formativas no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA) em Manaus. O evento, aberto ao público e gratuito, inclui oficinas, o batizado e graduação de alunos, e uma apresentação cultural, sendo financiado por recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) via Edital nº 13/2024, com apoio do Governo do Amazonas.
Tucupi

Destaque
A cena cultural de Manaus será palco, neste sábado (20/12), para a celebração do encerramento do ciclo formativo anual da Escola de Capoeira Luta de Libertação. O evento ocorrerá a partir das 14h no prestigiado Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA) e promete ser um marco de reconhecimento para os alunos e um ponto de encontro para a comunidade. A programação gratuita visa não apenas celebrar as conquistas dos praticantes, mas também promover a cultura popular tradicional amazonense, integrando as diversas atividades formativas realizadas ao longo do ano, que abrangeram oficinas especializadas em Capoeira Angola, Regional e oficinas de percussão no atabaque e pandeiro, sempre com foco na valorização dos saberes ancestrais.
Esta importante iniciativa cultural não existe isoladamente; ela é um produto direto de políticas públicas de fomento. Especificamente, o projeto integra o Edital de Chamamento Público nº 13/2024, destinado à Execução de Ações Culturais de Cultura Popular. Os recursos utilizados provêm do Governo Federal, intermediados pela Política Nacional Aldir Blanc (Lei nº 14.399/2022 – PNAB), recebendo o apoio crucial do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Sec.C), demonstrando a articulação entre diferentes esferas governamentais na promoção da arte local. Cerca de 100 alunos estão aptos a participar do momento mais simbólico: o batizado e a entrega das cordas, um rito de passagem que formaliza o aprendizado e a dedicação à arte da capoeira, fortalecendo a identidade cultural dos jovens envolvidos em bairros periféricos da capital amazonense.
O ponto alto da tarde será a cerimônia de graduação marcada para as 15h30, conduzida pelos Contramestres Prateado e Peteca, seguida de uma apresentação cultural de encerramento às 17h, com o grupo Samba da Frente Unida. Dermilson Brasil, conhecido como Mestre Canário e representante da Escola, enfatizou a relevância social do projeto. Ele destacou que a capoeira, neste contexto, transcende a luta ou a dança, atuando como uma poderosa ferramenta de inclusão social e formação cidadã para crianças e jovens das áreas de Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Tancredo Neves e Novo Aleixo. A realização deste evento no CCPA reforça o compromisso institucional em garantir que as políticas culturais cheguem à base da sociedade, preservando a roda de capoeira e o ofício de seus mestres, conforme noticiado pelo portal oficial de cultura do Amazonas.
Comentários
Deixe seu comentário
Carregando comentários...
