Crianças de até 4 anos lideram registros de vírus respiratórios no Amazonas, aponta FVS-RCP
Dados recentes da FVS-RCP indicam que crianças de até 4 anos lideram os registros de vírus respiratórios no Amazonas, com 75% dos casos recentes concentrados nessa faixa etária. O relatório também detalha os óbitos por diferentes vírus, incluindo Covid-19 e Influenza, e reforça a necessidade de medidas preventivas.
Tucupi

Destaque
Crianças de até quatro anos estão à frente nos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amazonas, de acordo com o Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) nesta segunda-feira (15). O levantamento, feito em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), abrange o período de janeiro a 13 de dezembro de 2025.
No período analisado, foram confirmados 1.932 casos de vírus respiratórios no estado, resultando em 71 óbitos por diversas causas, como Covid-19 (30) e Influenza A (24). As estatísticas mais recentes, referentes às últimas três semanas (23 de novembro a 13 de dezembro), mostram uma concentração alarmante de infecções em faixas etárias jovens: crianças menores de 1 ano responderam por 49% dos casos, seguidas por aquelas de 1 a 4 anos (26%). Rinovírus, VSR, adenovírus e Influenza A são os vírus mais detectados.
A FVS-RCP reitera a importância da manutenção de hábitos preventivos, como higienização das mãos e etiqueta respiratória, além da vacinação contra Covid-19 e Influenza, essenciais para proteger os grupos mais vulneráveis, especialmente os bebês.
Fonte: Portal Do Holanda (https://www.portaldoholanda.com.br/amazonas/criancas-de-ate-4-anos-lideram-registros-de-virus-respiratorios-no-amazonas)
Comentários
Deixe seu comentário
Carregando comentários...
